O ex-presidente Donald Trump não estará no primeiro debate entre os candidatos que disputam a indicação do partido Republicano para a disputa pela Casa Branca em 2024.
Sem Trump, o encontro terá oito participantes. O evento ocorrerá na noite desta quarta-feira (23) em Milwaukee, no estado de Wisconsin (EUA).
Estarão no debate:
Doug Burgum, governador da Dakota do Norte;
Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey;
Ron DeSantis, governador da Flórida;
Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul;
Asa Hutchinson, ex-governador do Arkansas;
Mike Pence, ex-vice-presidente;
Vivek Ramaswamy, empresário;
Tim Scott, senador pela Carolina do Sul.
Trump – favorito nas pesquisas – disse que não irá a este primeiro debate e disse a seus rivais que desistissem da disputa.
Para participar deste primeiro debate, o Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês) exigiu que os candidatos tivessem pelo menos 40 mil doadores individuais e registrassem pelo menos 1% de apoio em três sondagens nacionais ou em duas sondagens nacionais e duas sondagens estaduais que cumprissem os critérios do comitê.
Os candidatos também foram obrigados a assinar um compromisso de apoiar o eventual vencedor das primárias do partido Republicano, não importa quem seja.
Não está claro se Trump, como aqueles que estarão no debate nesta quarta, assinou essa promessa.
“O RNC está entusiasmado em mostrar nosso diversificado campo de candidatos e a visão conservadora para derrotar Joe Biden no palco do debate na noite de quarta-feira”, disse a presidente do RNC, Ronna McDaniel, na declaração de segunda-feira à noite.
Fonte: CNN