O órgão de vigilância nuclear da ONU disse em uma atualização nesta quarta-feira (5) que não há indícios visíveis de minas ou explosivos na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Segue-se a acusação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, citando a inteligência militar, de que o Kremlin possivelmente plantou explosivos no telhado da instalação.
“Especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) presentes na Usina Nuclear de Zaporizhzhya (ZNPP) da Ucrânia inspecionaram nos últimos dias e semanas partes da instalação – incluindo algumas seções do perímetro da grande lagoa de resfriamento – e também realizaram visitas regulares o local, até agora sem observar nenhuma indicação visível de minas ou explosivos”, disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, de acordo com a atualização.
Especialistas da AIEA solicitaram acesso adicional ao local para confirmar a ausência de minas ou explosivos, disse Grossi. Em particular, “o acesso aos telhados das unidades de reatores 3 e 4 é essencial, bem como o acesso a partes das salas das turbinas e algumas partes do sistema de resfriamento da usina”, disse ele.
Fonte: CNN