Em uma publicação feita em sua rede social X, Sheinbaum afirmou que teve uma conversa com o presidente americano, "com grande respeito" pelo relacionamento entre os dois países. Com isso, chegaram a uma série de acordos:
O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.
Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.
As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.
Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira, a presidente mexicana disse que os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e outras nações do mundo.
Sheinbaum informou que o México passa a ter três mesas de trabalho conjuntas com o governo norte-americano.
"Já temos uma mesa com a Secretaria do Departamento dos Estados Unidos, onde o subsecretário está trabalhando fortemente para a defesa dos nossos irmãos mexicanos e sobre todos os temas que tenham a ver com imigração", disse a presidente mexicana.
"Agora, se abrem duas novas mesas de trabalho, uma para tratarmos sobre o tema de segurança e outra sobre o tema de comércio", completou Sheinbaum, reforçando o quanto considera importante a pausa das tarifas. "Teremos um mês para trabalhar e convencer a todos que esse é o melhor caminho".
Trump também comentou o acordo em sua rede social, Truth Social. O presidente americano descreveu a conversa como "muito amigável" e destacou que os soldados enviados pelo México para a fronteira serão "designados especificamente para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais" para os EUA.
Trump também confirmou a suspensão das tarifas previstas, indicando que o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário do Comércio, Howard Lutnick, liderarão as negociações com "representantes de alto nível do México".
"Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um 'acordo' entre nossos dois países", escreveu Trump.