noticias313 Seja bem vindo ao nosso site Informe Regional!

Cidade

Após sugestão de Elísio, Prefeitura de SJB se prepara para pagar estudo de viabilidade técnica em Atafona

O pagamento do estudo com recursos próprios atende a uma sugestão do vereador Elísio Rodrigues (PL)

Publicada em 30/08/23 às 14:47h - 163 visualizações

Informe Regional


Compartilhe
Compartilhar a noticia Após sugestão de Elísio, Prefeitura de SJB se prepara para pagar estudo de viabilidade técnica em Atafona   Compartilhar a noticia Após sugestão de Elísio, Prefeitura de SJB se prepara para pagar estudo de viabilidade técnica em Atafona   Compartilhar a noticia Após sugestão de Elísio, Prefeitura de SJB se prepara para pagar estudo de viabilidade técnica em Atafona

Link da Notícia:

Após sugestão de Elísio, Prefeitura de SJB se prepara para pagar estudo de viabilidade técnica em Atafona
 (Foto: Câmara de SJB)
A triste novela sobre a erosão costeira de Atafona ganhou novos capítulos na noite desta terça-feira, 29, na Câmara de São João da Barra. Em debate público liderado pelo geólogo marinho e coordenador da Unidade de Estudos Costeiros da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões, no plenário da Casa, o secretário de Comunicação Social da prefeitura de São João da Barra, Rodrigo Florêncio, informou que caso a emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Murillo Gouvêa (PSD) não seja executada ainda este ano, a prefeitura vai custear o estudo de viabilidade técnica e solicitar a referida emenda para outro campo de trabalho. O pagamento do estudo com recursos próprios atende a uma indicação do vereador Elísio Rodrigues (PL) que durante sessão legislativa realizada no início deste mês, sugeriu que a Prefeitura de SJB assumisse o pagamento deste importante estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental a fim de comparar qual proposta seria mais viável sob esses três aspectos.

" É de suma importância que a Prefeitura de São João da Barra assuma de imediato o pagamento deste estudo de viabilidade técnica. Esperar até 2024 tendo esse dinheiro em caixa, seria mais um ato de omissão em relação à situação de Atafona.   Muitas pessoas já perderam suas casas e comércios.  Há mais de 50 anos a erosão costeira vem redesenhando a paisagem de Atafona. Não temos tempo a perder e vamos seguir na luta para que esse estudo saia logo do papel."  ressaltou o vereador Elísio.

Vale lembrar que, em maio deste ano, a prefeita Carla Caputi e os vereadores estiveram no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, em Brasília, onde expuseram o problema de Atafona.  O encontro, articulado pelo deputado federal Murillo Gouvêa, também contou com a presença do deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire. No encontro de ontem,  Eduardo também falou sobre as discussões que existem sobre o assunto desde 2018, com vários órgãos envolvidos, inclusive o Ministério Público Federal; por ser a praia, um patrimônio da União. Dessas discussões, já surgiram três propostas (a do INPH, a da transposição artificial de areia e a da berma geotécnica), mas nenhuma delas vale mais para hoje. "Qualquer solução para Atafona precisa movimentar a areia; não tem jeito. Independente de qual proposta for adotar", disse.

Várias pessoas da plateia, assim como os vereadores, fizeram perguntas. Franquis Arêas, por exemplo, questionou quanto tempo levaria para iniciar, na prática, algum tipo de intervenção em Atafona. Segundo Bulhões, pelo menos, uns quatro anos para iniciar. O geólogo falou sobre duas medidas que podem ser providenciadas neste momento pela Prefeitura, visando proteger todas as praias sanjoanenses: a implementação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro e do Projeto Orla. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, concluiu dizendo que o Legislativo vai continuar trabalhando na busca de uma solução para reduzir os impactos. "Não vamos parar por aqui. Tenho muita fé em Deus que vamos conseguir".



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (22) 99806-5772

Visitas: 65342
Usuários Online: 65
Copyright (c) 2024 - Informe Regional - Todos os direitos reservados - Direção Geral: Victor Gomes de Azevedo