noticias633 Seja bem vindo ao nosso site Informe Regional!

Cidade

IFF aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra

Além das ofertas regulares previstas, os campi do IFF podem realizar ofertas de cursos em seus diversos níveis e modalidades

Publicada em 20/07/23 às 10:59h - 108 visualizações

Informe Regional


Compartilhe
Compartilhar a noticia IFF aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra  Compartilhar a noticia IFF aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra  Compartilhar a noticia IFF aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra

Link da Notícia:

IFF aprova plano de oferta do primeiro curso de graduação em São João da Barra
 (Foto: Informe Regional)
O Conselho Superior do Instituto Federal Fluminense aprovou, por meio da Resolução nº 143/2023, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023.2/2028.1, documento oficial de planejamento exigido pelo Ministério da Educação (MEC) e que caracteriza a identidade institucional, definindo sua missão, planejamento estratégico, diretrizes e políticas para o crescimento e alcance dos objetivos da instituição para um período de cinco anos.  Além do Curso Superior em Logística, estão previstos para os próximos cinco anos no Campus São João da Barra novos cursos técnicos, pós-técnico e ofertas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dentre os capítulos do PDI, se destaca o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV) que tem por objetivo planejar a oferta de cursos e vagas que serão oferecidos pelos campi da Instituição nos próximos cinco anos. Este planejamento norteará as decisões do campus sobre admissão de servidores e ampliação de espaço físico.

 Para elaboração do planejamento de novos cursos, o Campus São João da Barra adotou como premissa o atendimento às finalidades e características dos Institutos Federais apontados em sua lei de criação, colaborando com o atingimento institucional das metas de percentuais legais de oferta de cursos de nível médio, formação de professores e EJA. Alguns dos princípios e características que basearam o planejamento institucional foram:

- Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

- Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

- Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

Além das ofertas regulares previstas, os campi do IFF podem realizar ofertas de cursos em seus diversos níveis e modalidades de forma pontual por meio de parceria ou via fomento, conforme demandas do território.

Trabalho da Comissão

 No Campus São João da Barra, a construção da proposta do seu POCV foi conduzida por uma comissão designada pelo diretor-geral do campus, Paulo Vidal. Foram meses de trabalho e reuniões que envolveram a comunidade acadêmica, atores do poder público e setor produtivo até que o documento fosse aprovado no Conselho de Campus antes da submissão ao Conselho Superior do Iff.

 Para a efetiva expansão do campus e oferta de novos cursos, foi considerada a mudança da tipologia “IF Campus Avançado 20/13” para “IF Campus 40/26”, o que significa que o campus passará a contar com 40 docentes e 26 técnico-administrativos. Esta mudança depende de aprovação do Governo Federal, mas o campus está se preparando já há alguns anos para a expansão.

 “Atualmente, o Campus São João da Barra possui indicadores e estrutura que o credenciam a mudar sua tipologia, recebendo assim mais docentes e técnico-administrativos. É grande a expectativa para podermos atender cada vez mais as demandas de formação profissional e tecnológica do território”, finaliza o diretor.

Fonte: Assessoria 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (22) 99806-5772

Visitas: 65382
Usuários Online: 27
Copyright (c) 2024 - Informe Regional - Todos os direitos reservados - Direção Geral: Victor Gomes de Azevedo